Seic presta condolência às vítimas da explosão em cooperativa de Palotina 26/07/2023 - 22:19

A Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic) lamenta profundamente a tragédia ocorrida na cooperativa agroindustrial C.Vale, na cidade de Palotina, Oeste do Paraná, na tarde dessa quarta-feira (26). A explosão de um silo de secagem de grãos deixou oito pessoas mortas, 11 feridos encaminhados para hospitais e uma pessoa segue desaparecida até a manhã desta quinta-feira (27), de acordo com o Corpo de Bombeiros.

"A Seic presta condolência às famílias das vítimas desse triste acidente e se solidariza com a empresa C.Vale, referência de cooperativismo no Paraná e no Brasil", declara o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços Ricardo Barros. 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou luto oficial no Estado por três dias. Ratinho Junior está em viagem oficial aos Estados Unidos e lamentou profundamente o ocorrido. "O povo do Paraná é solidário aos familiares e amigos dessas vítimas que partiram enquanto estavam trabalhando", afirmou.

Já o governador em exercício Darci Piana se deslocou para Palotina nesta quinta-feira (27) para prestar pessoalmente toda solidariedade do Estado aos moradores da região e, principalmente, a amigos e familiares das vítimas da explosão. “É um momento muito triste para o nosso Estado. Reforço meu apoio e minha solidariedade aos cooperados da C.Vale e suas famílias. O Governo do Estado não medirá esforços para ajudar as pessoas impactadas pela tragédia”, afirmou. 

Foi formada uma força-tarefa para o resgate das vítimas. O Corpo de Bombeiros reforçou as equipes para o atendimento com 35 agentes de cidades da região Oeste, além de 14 bombeiros e cães farejadores do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) de Curitiba, especializado em busca de pessoas em catástrofes.

Dois aviões da Casa Militar também foram deslocados para Palotina para prestar apoio à operação. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforçou as equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e acionou os hospitais referência do Estado para possíveis encaminhamentos de feridos. 

Equipes de segurança da própria cooperativa também auxiliam a força-tarefa nas buscas. "A prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessário à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo acidente e apoio as familiares das possíveis vítimas", diz a C.Vale em nota.

GALERIA DE IMAGENS