Seic apresenta ações e ouve demandas das micro e pequenas empresas em reunião do Fopeme 21/06/2023 - 09:46

O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme) realizou na última terça-feira (20) a sua 54ª Reunião Ordinária na sede do Sebrae, em Curitiba. No encontro, representantes do Governo e do setor produtivo apresentaram propostas para melhorar o ambiente de negócios para os pequenos empreendedores.

A Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), que é responsável pelo Fopeme-PR, foi representada pelo diretor-geral Christiano Puppi, que apresentou o andamento das ações da pasta comandada pelo secretário Ricardo Barros. O diretor-geral também ouviu as demandas do setor produtivo para que sejam alinhadas ações de desenvolvimento do ambiente de negócios no Paraná.

“A diretriz quem dá é a base, que são as micro e pequenas empresas. Temos que saber lá na ponta o que dói para desenvolvermos uma política resolutiva que atenda as demandas desse setor”, destaca Puppi. “O pequeno empreendedor tem prioridade nesse Governo porque ele é protagonista no desenvolvimento econômico, é quem gera a maior parte dos empregos no Estado, trazendo desenvolvimento aos municípios e as regiões onde estão”, completa o diretor-geral da Seic.

Entre os tópicos de destaque que a Seic apresentou ao fórum está o projeto de desburocratização para abertura de empresas. O plano faz parte do programa “Descomplica Paraná”, do Governo. Em janeiro, a Seic passou a fazer parte do comitê do “Descomplica Paraná”, quando passou a tocar o planejamento para eliminar a necessidade de algumas licenças para estabelecimentos de baixo e médio risco e, assim, acelerar o tempo de abertura de empresas. “O objetivo é tirar as travas para melhorar o ambiente de negócios no Paraná. Aquilo que leva meses poderá ser feito em horas”, ressalta Puppi.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, destaca que o Fopeme está em atividade ininterrupta desde que foi criado há 15 anos. Ele explica que as reuniões extraordinárias são para botar em prática as diretrizes definidas no encontro dos Comitês Temáticos da Fopeme em abril. “As demandas identificadas em abril agora precisam virar ações para definirmos as políticas públicas para as micro e pequenas empresas, já que o fórum é o único órgão em que a iniciativa privada e o governo se sentam para debater essas ações”, destaca Santinoni.

GALERIA DE IMAGENS