Programa Queijos Nobres Paraná capacita segunda turma 31/10/2024 - 15:07
O Governo do Paraná concluiu, no último sábado (26), a formação da segunda turma do curso de fabricação e maturação de queijos, realizado no Biopark de Toledo, na região Oeste. Mais de 15 alunos finalizaram essa capacitação, que tem como objetivo aprimorar conhecimentos em qualidade do leite e tecnologia de processamento para a produção de queijos.
Essa iniciativa faz parte do programa Queijos Nobres Paraná, coordenado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), com parceria da Invest Paraná, Sebrae/PR, Biopark e Biopark Educação.
“Estamos capacitando produtores de queijo que desejam valorizar as tradições locais, ao mesmo tempo em que incorporam práticas modernas de fabricação para tornar o produto especial. Nosso objetivo é impulsionar as pequenas agroindústrias de queijo do estado e transformar o cenário econômico desses produtores”, afirma o secretário da SEIC, Ricardo Barros.
Os participantes do programa têm acesso a um curso teórico e prático de fabricação de queijos refinados, abrangendo desde a produção até a maturação, com ênfase na qualidade e autenticidade dos produtos. Além disso, a assistência técnica especializada permitirá que os produtores aprimorem o manejo de rebanhos, a qualidade da água e do leite, e desenvolvam projetos para queijarias, facilitando também a obtenção de selos de inspeção sanitária.
Para Marina Stangherlin da Silva, produtora de leite e queijo de Mato Rico, o curso contribuirá em 100% para sua produção.
“Tiramos muitas dúvidas, aprendemos novas tecnologias e trocamos conhecimentos. Fiquei surpresa com a variedade de produtos que podemos fazer, especialmente o queijo parmesão”, afirmou Marina, que aproveitou ao máximo todas as etapas do curso. “A parte prática foi essencial para entender a textura da massa e não perder o ponto da coalhada. Quem não participou perdeu uma excelente oportunidade”, acrescentou.
Marina também destacou a importância do curso para os pequenos agricultores. “Somos agricultores familiares, e é fundamental que todos saibam que podemos industrializar nossos produtos e agregar valor a eles. Estou ansiosa pelas próximas etapas”, finalizou.
Para Ivete Stoski Weber, técnica do IDR-PR na regional de Guarapuava, a experiência foi fundamental para os produtores, que puderam aprimorar a qualidade do queijo que estão fazendo. Segundo Ivete, os produtores formaram um grupo em um aplicativo de mensagens instantâneas para compartilhar dúvidas.
“Eles têm um grupo onde cada um posta suas perguntas. O professor participa ativamente, contribuindo com eles. Essa troca de informações é muito importante. Já discutimos a possibilidade de nos organizarmos para fazer queijos juntos em alguma propriedade. Eles já estão colhendo os frutos e colocando isso em prática”, afirmou.
De acordo com Ivete, a recepção dos produtores ao programa tem sido positiva, com novos interessados surgindo para uma próxima edição. “Eles ficam animados e interessados em participar. Após as atividades, recebi ligações e mensagens de pessoas querendo se inscrever”, disse.
Os cursos serão oferecidos ao longo de dois anos, com a expectativa de formar 300 produtores e técnicos em todo o estado. As próximas turmas serão agendadas para o ano que vem. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail queijos@seic.pr.gov.br ou procurar um técnico do IDR-PR para mais informações.
Assistência e consultoria - O trabalho ainda inclui consultoria para acesso a crédito, com linhas de financiamento adaptadas às necessidades dos produtores, gestão empresarial para a formalização dos negócios e incentivo à participação em feiras, eventos e rodadas de negócios, garantindo oportunidades de mercado.